EMPRESA
História

A CARVEMA TÊXTIL, LDA. É uma empresa com 40 anos de existência que se dedica ao tingimento e acabamento de malhas.

A CARVEMA emprega 140 trabalhadores e tem capacidade real de 15 toneladas/dia de malha acabada. Possui uma variedade de máquinas de tingimento e acabamento de malhas que lhe permitem uma grande versatilidade no tratamento dos mais diversos artigos, desde as fibras mais tradicionais como o algodão e o poliéster, às mais delicadas como as poliamidas, fibras de celulose regenerada e respetivas misturas com elastano, etc..

A nível do acabamento de malhas está apetrechada com máquinas de cardar, de esmerilar, de laminar, de ramolar e de compactar em aberto. Desta forma, encontra-se em condições de tratar praticamente todo o tipo de artigos e obter os mais diversos aspetos nas malhas.

O Laboratório Químico de apoio à tinturaria e de desenvolvimento de novas cores tem uma capacidade média de 300 ensaios por dia.

Relativamente ao controlo da qualidade, a CARVEMA tem um laboratório físico que apoia o controlo efetuado na produção e faz o controlo de qualidade final dos artigos no que respeita aos mais diversos parâmetros solicitados pelos clientes, quer físicos (peso/m2, estabilidade dimensional, pilling, etc.), quer químicos (solidez de tinto à lavagem, à água, ao suor ácido e alcalino, à fricção, etc.).

A CARVEMA tem Certificado de Qualidade de acordo com a Norma de Qualidade ISO 9001, desde 1993. Está também certificada de acordo com a norma Oeko Tex Standard 100, Classe I, cumprindo assim os requisitos relativos à economia humana exigidos pela norma para artigos em contacto com a pele, incluindo os artigos para bebé. Encontra-se certificada para praticamente todos os tipos de artigos, ou seja, superfícies têxteis brancas e tingidas, celulósicas, celulósicas/poliéster, poliamidas, poliéster e respetivas misturas com elastano.

Desde 1988 a CARVEMA tem assumido como fator competitivo a preocupação na área ambiental possuindo, a partir de 1992, a sua própria ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e tendo vindo, desde há alguns anos a esta parte, a cumprir na íntegra todas as normas ambientais impostas pelo ministério da tutela, nomeadamente sobre as emissões atmosféricas, a deposição em aterro dos seus resíduos industriais banais e das lamas resultantes do tratamento dos seus efluentes e a recolha e posterior envio para reciclagem dos resíduos de papel e cartão.